metropoles.com

Deputados do RJ fizeram só 4 perguntas ao sabatinar delegado preso

Marco Cipriano foi nomeado conselheiro da Agência de Energia e Saneamento do estado em 2021 após uma sabatina que durou nove minutos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV ALERJ
Cipriano
1 de 1 Cipriano - Foto: Reprodução/TV ALERJ

O delegado Marcos Cipriano, que foi preso nesta terça-feira (11/5) no Rio de Janeiro, respondeu apenas quatro perguntas na sua sabatina ao conselho da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agernesa), na Assembleia Legislativa do estado, em 2021.

A Agernesa se tornou uma das agências reguladoras mais importantes do Rio de Janeiro após a concessão da Cedae, uma vez que a autarquia tem a responsabilidade de fiscalizar como os bilhões recebidos pelo estado serão distribuídos. Mesmo diante dessa importância, Cipriano, que era delegado, tornou-se um de seus conselheiros após apenas nove minutos.

Nesses nove minutos de duração da sabatina, três deputados fizeram perguntas, que demoravam mais tempo que as respostas. Em um delas, que questionava o porquê de Cipriano estar se candidatando ao cargo, respondeu Cipriano:

“Pela importância do cargo, é um orgulho poder participar de um dos maiores contratos de concessão do país. Acho que vou contribuir bastante com a fiscalização e controle de contratos devido à minha experiência de 21 anos no serviço público”

Após a resposta, foram feitas mais duas perguntas, e o delegado fez a apresentação final de sua tese, que durou um minuto. Os deputados Márcio Canella, do União Brasil, Sérgio Fernandes, do PDT, e Rosenverg Reis, do MDB, disseram que estavam “satisfeitos com as respostas” e encerraram a sabatina.

Nesta quinta-feira (12/5), após a prisão de Cipriano, os deputados Alexandre Freitas, do Podemos, e Filipe Poubel, do PL, pediram na Justiça a anulação da nomeação do delegado para o conselho da Agenersa.

Cipriano é acusado de favorecer o miliciano Ronnie Lessa, que está preso pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, e de ter envolvimento com a máfia de jogo do bicho de Rogério de Andrade, um dos maiores bicheiros do Rio de Janeiro.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?