metropoles.com

Deputados do RJ destinaram emendas para empresa alvo da PF por desvio

A bancada do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados voltou a mandar emendas para uma empresa alvo da PF por desvio na Saúde do RJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) ao lado de Ricardo Salles CPI MST
1 de 1 deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) ao lado de Ricardo Salles CPI MST - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A bancada do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados destinou, em 2023, R$ 151,2 mil para a empresa Fênix Segurança e Transporte de Valores, alvo da Polícia Federal em 2020 por participar de um esquema de desvio de recursos estaduais.

A empresa é ligada ao Pastor Everaldo, ex-presidente do PSC e atual vice-presidente do Podemos após a fusão das siglas. A Fênix Segurança e Transporte de Valores foi alvo da Operação Tris In Idem como sendo ligada ao suposto operador financeiro do Pastor Everaldo. A operação resultou no afastamento do ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel e na prisão do Pastor Everaldo.

Na denúncia, os procuradores do Ministério Público Federal que a Fênix Segurança e Transporte de Valore era parte de um esquema de desvio de recursos do governo estadual. Segundo os procuradores, a empresa fazia o transporte dos valores em espécie entre os integrantes do esquema.

A Fênix Segurança e Transporte de Valores não recebia emendas desde 2020, ano em em que foi alvo da PF e recebeu R$ 5,7 milhões em emendas de relator. Não é possível saber quem foi o autor da emenda e, por isso, as emendas de relator são popularmente conhecidas como “orçamento secreto”.

Em 2023, a empresa voltou a receber emendas da Câmara dos Deputados. Entretanto, assim como as emendas de relator, também não é possível identificar o autor. As emendas de bancada são indicações legislativas coletivas.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?