1 de 1 Presidente Bolsonaro e Tarcísio Gomes de Freitas, Ministro da infraestrutura
- Foto: Igo Estrela/ Metrópoles
O deputado Ivan Valente, do PSol de SP, pediu que o Ministério Público Eleitoral apure se Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, fizeram propaganda eleitoral antecipada na última quinta-feira (24/2) no interior de São Paulo. O evento foi transmitido pela TV Brasil, da estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Durante a cerimônia, o locutor da festa de Peão de Barretos, Cuiabano de Lima, pediu uma oração pelo “futuro político do ministro Tarcísio” e encerrou sua participação gritando o número de urna de Bolsonaro no PL. “Põe no 22 aí”.
“Não é a primeira vez que o presidente Jair Messias Bolsonaro pratica atos caracterizados como campanha antecipada em atos do governo. Como se não fosse suficiente, o ministro da Infraestrutura se oportuniza também de atos do governo para se promover, visando sua pretensão à candidatura”, escreveu o deputado. Bolsonaro é pré-candidato à reeleição na Presidência, enquanto Tarcísio é pré-candidato ao governo paulista.
Além de crime eleitoral, Valente pediu que o Ministério Público Eleitoral investigue se Bolsonaro e Tarcísio cometeram improbidade administrativa. Se o procurador-geral eleitoral, Augusto Aras, avançar na apuração, o processo será enviado ao Tribunal Superior Eleitoral.
11 imagens
1 de 11
Enquanto partidos se organizam em busca de alianças e de federações partidárias, nomes da política brasileira já são dados como certos nas eleições de 2022
TSE/Divulgação
2 de 11
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, já se fala em ao menos 10 pré-candidatos. Alguns já estão oficializados pelos partidos; outros, ainda não
Reprodução/ Governo de São Paulo
3 de 11
Rodrigo Garcia (PSDB) – O vice-governador de São Paulo foi escolhido em novembro de 2021 para concorrer ao governo do estado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 11
Fernando Haddad é pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores (PT)
Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 11
Márcio França (PSB) – O ex-governador reafirmou que, “apesar das especulações”, segue como pré-candidato do partido ao governo de São Paulo. No Twitter, França fez post afirmando que tem “projeto para SP e muito apoio”
Fernanda Luz/Divulgação
7 de 11
Vinícius Poit (Novo) – O Partido Novo lançou o deputado como pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições de 2022
Fábio Vieira/Metrópoles
9 de 11
Abraham Weintraub (PMB) – O ex-ministro da Educação é o pré-candidato do Partido da Mulher Brasileira (PMB) ao governo de São Paulo
Andre Borges/Esp. Metrópoles
10 de 11
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – O ministro de Infraestrutura confirmou que concorrerá ao governo de São Paulo pelo Republicanos. Ele fez uma publicação em seu perfil no Twitter informando sua filiação
Marcelo Camargo/Agência Brasil
11 de 11
Felício Ramuth, prefeito de São José dos Campos, concorrerá ao governo de São Paulo pelo Partido Social Democrático (PSD)
Reprodução/ Instagram
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.