metropoles.com

Deputado pede à Justiça nova eleição para Conselho da Petrobras

O deputado Leonardo Siqueira, do Novo de SP, afirma que manutenção do atual conselho é ilegal e infringe leis das Sociedades Anônimas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
O edifício-sede da Petrobras (Edise), no Centro do Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 O edifício-sede da Petrobras (Edise), no Centro do Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O deputado estadual Leonardo Siqueira, do Novo de São Paulo, protocolou, nesta quinta-feira (16/5), uma ação na Justiça Federal do estado que pede a destituição de todo o conselho da Petrobras após a demissão de Jean Paul Prates. O documento pede também uma nova eleição para o colegiado.

Siqueira alegou que os membros do conselho foram eleitos por voto múltiplo e que a permanência deles após a saída de Prates pode figurar uma violação da Lei das Sociedades Anônimas, que voltou a vigorar recentemente.

O deputado se baseia no parágrafo 3º do artigo 141 da mencionada lei, que diz que “sempre que a eleição tiver sido realizada por esse processo [voto múltiplo], a destituição de qualquer membro do conselho de administração pela assembleia-geral importará a destituição dos demais membros, procedendo-se a nova eleição; nos demais casos de vaga, não havendo suplente, a primeira assembleia-geral procederá à nova eleição de todo o conselho”.

Além de uma nova eleição para o conselho, Siqueira pede à Justiça Federal que dois dos conselheiros atuais da Petrobras sejam impedidos de concorrer por já terem ligação com o governo federal.

O parlamentar alega que os cargos dos secretários Adamo Sampaio Mendes e Rafael Ramalho Dubeux no Ministério das Minas e Energia e no Ministério da Fazenda, respectivamente, contraria a Lei das Estatais. A legislação não permite a presença de representantes de órgãos reguladores em conselhos de administração.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?