Deputado entra com ação no TCU por fake news da “Capitã Cloroquina”
Alexandre Padilha pediu uma investigação contra postagens da “Capitã Cloroquina” em defesa de tratamentos ineficazes contra a Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Alexandre Padilha, do PT de São Paulo, pediu para que o Tribunal de Contas da União (TCU) investigue postagens feitas nas redes sociais por Mayra Pinheiro, a “Capitã Cloroquina”, com ataques à campanha de vacinação e em defesa de tratamentos ineficazes contra a Covid-19.
Padilha cita que “a divulgação de notícias falsas sobre medicamentos por parte de autoridades públicas é um dos graves problemas que comprometem o tratamento e o enfrentamento da pandemia, ademais de custar vidas e a saúde de milhões de brasileiros e brasileiras”.
A ação diz que o TCU tem atuado para apurar a gestão dos órgãos públicos de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e pede para que o tribunal avalie se Mayra Pinheiro deve ser responsabilizada pelas postagens.
Pinheiro foi acusada pela CPI da Pandemia de cometer três crimes, inclusive crime contra a humanidade. O TCU embasou as investigações da comissão.
Na quarta-feira (2/2), a “Capitã Cloroquina” anunciou sua filiação ao PL, o mesmo partido de Jair Bolsonaro. Ela quer disputar uma vaga na Câmara dos Deputados na eleição de outubro.