Deputado do PT tenta suspender liminar de Kassio que lhe tirou mandato
Decisão liminar de Kassio Nunes Marques reverteu cassação do deputado Valdevan Noventa e tirou mandato do petista Márcio Macedo
atualizado
Compartilhar notícia
O PT ingressou na terça-feira (7/6) com pedido para o presidente do STF, Luiz Fux, suspender a decisão liminar do ministro Kassio Nunes Marques que reverteu a cassação do deputado Valdevan Noventa, do PL. A medida retirou o mandato do petista Márcio Macedo, que é suplente.
O deputado bolsonarista foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por cometer abuso de poder econômico na eleição de 2018, mas a liminar de Nunes Marques permitiu que Noventa reassumisse o cargo.
O PT diz que Nunes Marques não tinha competência para conceder a liminar e que a decisão fere a competência do TSE. O partido pediu urgência na análise do caso, já que o atual mandato termina em seis meses.
Márcio Macedo também protocolou mandado de segurança para reverter a decisão de Nunes Marques. A ação será analisada por Cármen Lúcia.
A ministra foi responsável por levar outra liminar de Nunes Marques para julgamento no plenário virtual do STF. No caso, Nunes Marques havia suspendido a decisão do TSE de cassar o deputado estadual Fernando Francischini, mais um bolsonarista. O ministro André Mendonça pediu vista no plenário, mas a liminar acabou derrubada pela Segunda Turma do STF.
Além dos recursos, Macedo e o PT apresentaram agravo regimental, dispositivo para Nunes Marques revisar a própria decisão no processo. O ministro pediu manifestação da parte contrária para dar sequência ao caso.