Deputada pede investigação de Bolsonaro e Pedro Guimarães por uso eleitoral da Caixa
Erika Hilton (PSol-SP) pediu ao MPF investigação de Bolsonaro e Pedro Guimarães por uso eleitoral da Caixa Econômica
atualizado
Compartilhar notícia
A deputada Erika Hilton, do PSol de São Paulo, pediu ao Ministério Público Federal a investigação de Jair Bolsonaro e Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, pelo suposto uso eleitoral do banco estatal. O pedido foi apresentado ao MPF nesta segunda-feira (29/5).
No documento, Hilton cita a reportagem da jornalista Amanda Rossi, que revelou que a tenta provocou um calote bilionário no banco. A deputada pede que seja aberto um inquérito para apurar possíveis crimes de peculato e emprego irregular de verbas públicas.
“Ambos os gestores se valeram da máquina pública com o objetivo ilícito e pessoal, buscando a aproximação com a população mais vulnerável do país por meio de políticas de empréstimo não previstas em lei”, aponta Hilton.
Como revelou a reportagem de Rossi, entre os dias 14 de outubro de 3 de novembro de 2022, faltando duas semanas para o segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a Caixa liberou mais de R$ 200 milhões por dia em créditos. Depois da vitória de Lula, os valores diários não chegaram a R$ 50 milhões.
O derrame de dinheiro no período eleitoral, segundo alega Hilton na petição ao MPF, foram despesas não autorizadas por lei e não contaram com um plano prévio de contenção de despesas e políticas de renegociação de dívidas.