Depois de cinco anos, Bolsonaro apresenta perdas nas redes sociais
Levantamento mostra que o presidente teve perdas de seguidores e engajamento no Facebook e Instagram
atualizado
Compartilhar notícia
Após cinco anos de grande crescimento nas redes sociais, Bolsonaro começou a perder seguidores e engajamento. Segundo o acompanhamento da agência Ativa Web, que vem monitorando as redes do presidente desde a pré-candidatura para Presidência, Bolsonaro perdeu 20 mil seguidores no Instagram e no Facebook nos últimos dez dias.
As perdas de Bolsonaro chamaram atenção do analista e especialista em big data Alek Maracajá. À coluna, o diretor da agência Ativa Web explicou que o presidente já teve perdas em momentos pontuais do governo, mas nunca tão expressivas e consistentes quanto agora.
“As redes de Bolsonaro apresentaram momentos de perdas superficiais em momentos como a saída de Moro, trocas ministeriais e no escândalo de Covaxin, mas era coisa de um dia e, no seguinte, ele voltava a crescer. Em cinco anos, eu nunca vi o presidente perdendo seguidores e engajamento durante vários dias seguidos”, disse Maracajá.
A agência acompanha também a performance das redes sociais do ex-presidente Lula. O monitoramento mostra que nos últimos meses Lula teve um crescimento controlado, não apresentou perda de seguidores e tem alta taxa de engajamento.