metropoles.com

Denunciado por racismo, Bolsonaro é o que menos reconheceu quilombos desde 1995

Governo Bolsonaro emitiu apenas 12 títulos de terras quilombolas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Quilombo
1 de 1 Quilombo - Foto: Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quase condenado pelo STF por racismo contra quilombolas, Jair Bolsonaro é o presidente que menos titulou terras quilombolas desde 1995, início da série histórica registrada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Em dois anos e nove meses, a gestão bolsonarista emitiu apenas 12 títulos para reconhecer territórios tradicionais — nenhum em 2021.

O auge das titulações aconteceu no governo Dilma Rousseff, com 91 títulos. Em seguida, estão Lula (75), Temer (47) e Fernando Henrique (35). A média do governo do tucano foi de 4,4 títulos por ano, a mesma registrada pela gestão Bolsonaro atualmente. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Esse resultado foi prometido na campanha de 2018, quando Bolsonaro atacou ostensivamente quilombos e áreas indígenas. Até dezembro de 2020, Bolsonaro não havia regularizado uma terra indígena sequer.

Durante a eleição, o STF absolveu Bolsonaro por racismo e arquivou o caso. No ano anterior, o presidente havia dito o seguinte: “Eu fui num quilombo, o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador ele serve mais”.

A Primeira Turma rejeitou a denúncia da PGR por três votos a dois. O voto do desempate foi dado pelo ministro Alexandre de Moraes, alvo de um pedido de impeachment de Bolsonaro no mês passado.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?