metropoles.com

Delegado que investigou Salles diz ser alvo de “mordaça” na PF

Alexandre Saraiva foi removido da superintedência da PF no Amazonas depois que apresentou uma notícia-crime ao STF contra RicardoSalles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/TV Cultura
delegado Alexandre Saraiva
1 de 1 delegado Alexandre Saraiva - Foto: Divulgação/TV Cultura

O delegado Alexandre Saraiva, ex-superintendente da PF no Amazonas removido do cargo após enviar ao STF uma notícia-crime contra o ex-ministro Ricardo Salles, afirmou nesta quarta-feira (9/3) que é vítima de uma “mordaça” na corporação. Saraiva é alvo de um processo disciplinar na PF por ter dado entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em junho do ano passado.

“Tudo o que os criminosos mais poderosos desejam é uma polícia amordaçada. A sociedade precisa nos ouvir e nós precisamos falar. Sempre com profissionalismo e respeito ao sigilo necessário ao trabalho policial. Trata-se de verdadeira mordaça para os policiais, que contraria decisão do STF”, afirmou Saraiva à coluna.

Na terça-feira (8/3), Saraiva se recusou aceitar as exigências de um acordo com a corporação, que incluíam não dar entrevistas e fazer um curso de ética, como mostrou o jornalista Fábio Zanini. “Não aceito!!”, escreveu Saraiva no documento, que tramita na Superintendência da PF em São Paulo.

Em abril do ano passado, Alexandre Saraiva perdeu o cargo de superintendente da Polícia Federal no Amazonas. Saraiva havia apresentado ao Supremo uma notícia-crime contra Ricardo Salles, então ministro do Meio Ambiente. Segundo o delegado, Salles obstruiu a Operação Handroanthus, em dezembro de 2020 no Pará, que a PF considera ser a maior apreensão de madeira da história do país.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?