metropoles.com

Delegado acusado de travar caso Marielle citou “esporro” em equipe

Delegado Giniton Lages diz ter dado “esporro geral” em subordinados por falha técnica no caso Marielle; desculpa “esfarrapada”, diz PF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
Delegado Giniton Lages
1 de 1 Delegado Giniton Lages - Foto: Agência Brasil

O delegado afastado da Polícia Civil do Rio de Janeiro Giniton Lages, acusado pela Polícia Federal (PF) de travar a investigação do caso Marielle, disse em seu livro ter dado um “esporro geral” nos subordinados por uma falha técnica no inquérito. Para a PF, contudo, o episódio foi uma desculpa “esfarrapada” de Lages, que foi classificado no relatório como cínico e sem caráter.

Segundo a PF, Lages atuou para atrasar a obtenção de imagens do local de onde partiu o carro de Ronnie Lessa, assassino confesso da parlamentar. Para a PF, Lages deu uma explicação “esfarrapada” ao alegar um problema técnico da polícia. “Desvio de caráter e cinismo”, concluiu a PF.

Em seu livro publicado em 2022, Giniton Lages afirmou ter ficado profundamente irritado com a falha. Ele disse que descobriu o problema técnico com Eduardo, o analista de áudio e vídeo que trabalhava com a equipe. “Puta merda! E como isso passou”, disse o delegado, ao que o funcionário apontou uma falha técnica.

“Foi o nosso maior erro. Até hoje fico puto de lembrar dessa história”, seguiu Lages, acrescentando que deu uma reprimenda em seus subordinados: “Perdi a cabeça. Chamei todo mundo da delegacia e dei um esporro geral. […] ‘Calma o caralho! Vocês querem me foder? Como podem deixar isso passar? Estava na cara e ninguém viu!’, gritava, batendo na mesa”, afirmou Giniton Lages no livro “Quem matou Marielle? Os bastidores do caso que abalou o Brasil e o mundo, revelados pelo delegado que comandou a investigação”, de Lages e do jornalista Carlos Ramos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?