metropoles.com

“Curralzinho”: Uber fará obras em ponto de apoio a motoristas

Uber e sindicato fecharam acordo, homologado pelo TJDFT neste mês; sindicato chamou ponto de apoio no Aeroporto de Brasília de “curralzinho”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Ponto de apoio da Uber no aeroporto de Brasília, apelidado pelos motoristas de 'curralzinho'
1 de 1 Ponto de apoio da Uber no aeroporto de Brasília, apelidado pelos motoristas de 'curralzinho' - Foto: Reprodução

A Uber fechou um acordo para fazer melhorias no ponto de apoio para seus motoristas no Aeroporto de Brasília. O documento, homologado neste mês pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), foi assinado pela Uber com o Sindicato dos Motoristas de APP do DF (Sindmaap), que havia processado a empresa e apelidado o local de “curralzinho”.

A companhia se comprometeu a instalar banheiros de contêiner e a limpá-lo ao menos duas vezes por dia. Até então, só havia sanitários químicos, que tinham cheiro “pútrido”, segundo o sindicato. A Uber disse que vai melhorar a segurança no local, além de construir uma área coberta que tenha mesas e cadeiras, tomadas elétricas, wi-fi e água potável. A empresa terá seis meses para adotar essas medidas, sob pena de multa de R$ 50 mil, segundo o acordo.

5 imagens
1 de 5

Reprodução
2 de 5

Reprodução
3 de 5

Reprodução
4 de 5

Reprodução
5 de 5

Reprodução

No documento, Uber e Sindmaap concordaram que o ponto de apoio no Aeroporto de Brasília não se aplica à lei do Distrito Federal de 2020 que obriga empresas de aplicativo a fornecer pontos de apoio para seus motoristas. Dessa forma, a empresa não pode ser penalizada pelo governo local.

Antes de assinarem o acordo, a Uber e o sindicato se enfrentaram no TJDFT desde o ano passado. Como mostrou a coluna, o sindicato denunciou condições insalubres no “curralzinho”, enquanto a Uber atacou a lei do DF sobre o tema. Em maio, o tribunal ordenou que a empresa refizesse o ponto de apoio, apontando “negligência” da Uber e considerando o local “degradante”. A decisão foi derrubada posteriormente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?