Cresce o número de servidores públicos com idade entre 50 e 65 anos
Estudo revela que em 18 anos aumentou o número de servidores nessa faixa etária; quantidade de jovens diminuiu
atualizado
Compartilhar notícia
Um levantamento inédito realizado pela República.org, instituto criado para melhorar a gestão de pessoas dentro do serviço público, revela que aumentou a quantidade de funcionários públicos no Brasil na faixa etária entre 50 e 65 anos.
De acordo com o estudo, em 2004, havia 21,7% dos servidores nesta faixa de idade. Em 2022, de quando são os dados mais recentes, o número saltou para 31,4%.
Os dados fazem parte do Anuário de Gestão de Pessoas no Serviço Público 2024, que será lançado na próxima semana. Segundo o estudo, a faixa etária com mais servidores é entre 30 e 49 anos, hoje 56,4%, e que vem tendo crescimento consistente.
Em compensação, a faixa etária dos mais jovens, de 18 a 29 anos, vem caindo. Eram 14,1% em 2004 e agora são apenas 7,9%.
Segundo Vanessa Campagnac, uma das autoras do estudo, os dados são coerentes com o envelhecimento da população e também são reflexos da falta de concurso públicos recentes.
“Esse cenário aponta para um envelhecimento da nossa burocracia ao longo do tempo, o que também é, de certa forma, coerente com o movimento demográfico de envelhecimento da população brasileira. Entretanto, também pode estar relacionado com a diminuição do número de concursos públicos nos anos mais recentes, o que tende a dificultar a entrada de pessoas mais jovens no serviço público”, analisou.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail