metropoles.com

CPMI do 8/1 irá ao TCU entregar relatório e pedir mais colaboração

CPMI do 8 de Janeiro pedirá que Tribunal de Contas da União (TCU) seja mais rápido em responder a demandas do Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra CPMI do 8 de janeiro e senadora eliziane gama levantando constituição federal pgr - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra CPMI do 8 de janeiro e senadora eliziane gama levantando constituição federal pgr - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A CPMI do 8 de Janeiro entregará seu relatório final ao Tribunal de Contas da União (TCU) na próxima quarta-feira (25/10). A relatora do colegiado, senadora Eliziane Gama, pedirá ao presidente do TCU, Bruno Dantas, que o tribunal auxilie mais o Congresso nas próximas CPIs.

Além do TCU, os parlamentares entregarão as 1.333 páginas do relatório, com pedidos de indiciamento contra Jair Bolsonaro, ex-comandantes militares e ex-ministros, ao STF e à Procuradoria-Geral da República. Uma ala da comissão defende que o grupo vá também à Polícia Federal, que ainda conduz diversas investigações sobre o 8 de Janeiro.

No TCU, a relatora da CPMI defenderá que o tribunal seja mais rápido em responder a demandas de comissões parlamentares de inquérito. O relatório do colegiado sugeriu um projeto de lei que prevê prazo máximo de cinco dias para que o TCU envie informações solicitadas pelos parlamentares. Com bancos de dados e relatórios que rastreiam o uso de dinheiro público no governo, o TCU tem potencial para turbinar CPIs e também para fiscalizar contratos suspeitos apontados pelo Congresso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?