metropoles.com

Corrida para o STJD já está a todo vapor

STJD terá nova composição a partir de julho; indicações começam a ser feitas no próximo mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Sede do STJD
1 de 1 Sede do STJD - Foto: Divulgação

O mandato dos atuais auditores do pleno do STJD termina em julho. E as movimentações políticas para a indicação e a recondução de titulares para o tribunal já estão a todo vapor. Daqui a pouco menos de um mês as entidades serão notificadas para que indiquem seus representantes e terão 30 dias dias para responder. A posse da nova composição está prevista para 14 de julho.

O pleno é formado por nove integrantes, que são indicados por CBF (2), OAB (2), atletas (2), clubes (2) e árbitros (1), conforme manda a lei.

A OAB já enviou ao tribunal os nomes dos seus indicados, como informou a coluna. Tomarão posse Sérgio Henrique Filho e Marco Aurélio Choy, que irão substituir Otávio Noronha e Sérgio Leal Martinez.

Quem também já tem um nome definido são os clubes. Eles não têm uma associação formal para representá-lo. Em geral, a escolha é feita pelo jurídico dos times que estão na Série A. Está prevista uma reunião ainda nesta semana para se aprofundarem no assunto.

Os clubes reconduzirão o auditor Luiz Felipe Bulus. Já para substituir José Perdiz, atual presidente e que já atuou em dois mandatos e não pode ser reconduzido, ainda há dúvida. Marcelo Bellize, que é membro da 2ª Comissão Disciplinar, filho do ministro do STJ Marco Bellizze, colocou seu nome em pauta, mas vem sofrendo resistência por causa da pouca idade e experiência.

A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), responsável por indicar os representantes dos atletas, também tem um nome definido, que é o do já auditor Jorge Ivo Amaral. O segundo nome ainda está em aberto e pode passar por negociações envolvendo a CBF. O nome de Felipe Bevilacqua, que na última composição foi indicado pelos árbitros, tem força.

A CBF ainda não definiu quem serão os seus indicados. A decisão passará pelo presidente Ednaldo Rodrigues, que tem dito a interlocutores, que pretende indicar mulheres ou pessoas negras para o STJD. Ele não pretende reconduzir o auditor Maurício Neves, que poderia continuar no cargo.

A indicação dos árbitros, por ora, segue aberta. E o caso deve, inclusive, parar na Justiça. Quem costuma fazer a indicação é Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), mas ela deixou de ser reconhecida pela CBF, que legitima a Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut). A entidade preterida deve acionar o judiciário para poder fazer a indicação. De qualquer forma, nenhuma das duas definiu quem pretende indicar.

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?