metropoles.com

Coronel que foi alvo da PF vai acompanhar Bolsonaro na posse de Milei

Marcelo Costa Câmara, que também comandava a chamada “Abin paralela”, vai viajar ao lado de Bolsonaro à Argentina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Imagem colorida mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro, um homem branco, de cabelo grisalho, usando um terno preto e camisa branca - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro, um homem branco, de cabelo grisalho, usando um terno preto e camisa branca - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A comitiva bolsonarista que viajará à Argentina para a posse do novo presidente do país, Javier Milei, vai incluir um antigo assessor de Jair Bolsonaro nos tempos de Palácio do Planalto, investigado pela Polícia Federal.

Trata-se do coronel Marcelo Costa Câmara, alvo de busca e apreensão da PF na Operação Venire, em maio. A ação foi deflagada por ordem do STF, no âmbito das apurações sobre fraudes no cartão de vacinação de Bolsonaro e sua filha, Laura, entre outros.

Costa Câmara também admitiu em depoimento à PF ter sido um dos responsáveis por cuidar de dois kits de joias sauditas que o ex-presidente mantinha na fazenda do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet, em Brasília.

Ex-assessor especial do gabinete pessoal de Bolsonaro, o militar também se tornou conhecido por ser o responsável pela chamada “Abin paralela”, serviço de inteligência paralelo do Planalto, onde conduziu investigações e fez dossiês que causaram a demissão de ministros.

Foi o próprio Bolsonaro quem informou ao STF sobre a presença de Marcelo Câmara na viagem à Argentina. O ex-presidente enviou nesta terça-feira (5/12) informações à Corte sobre sua ida à posse de Milei.

Ele e o militar se sentarão em poltronas próximas nos voos que farão o percurso de ida e volta por Brasília-Guarulhos-Buenos Aires. As passagens aéreas dos dois, com ida na quinta-feira (7/12) e volta na segunda (11/12), custaram R$ 6,7 mil cada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?