metropoles.com

Coordenadora de Infraestrutura diz que Lula dará relevância para PPPs

A ex-ministra Miriam Belchior confirmou que Lula terá um plano de parcerias público-privadas (PPPs) para substituir o modelo de concessões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
A ex-ministra Miriam Belchior durante participação em evento em Brasília
1 de 1 A ex-ministra Miriam Belchior durante participação em evento em Brasília - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A ex-ministra Miriam Belchior afirmou, nesta quinta-feira (8/12), que o terceiro mandato de Lula terá uma política de parcerias público-privadas (PPPs) para substituir o modelo de concessões vigente no país.

Belchior é a coordenadora do grupo de trabalho da Infraestrutura na transição de governo. Ela esteve no lançamento do movimento MoveInfra, em um painel que reuniu o presidente do TCU, Bruno Dantas, o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

“Na parceria com o setor federal, acreditamos que não falta muito para não ser mais possível fazer concessões no estilo que temos feito hoje. Acredito que temos de caminhar progressivamente para a modalidade de PPP ganhar relevância. Vai começar a ser difícil alguns trabalhos pararem de pé como concessões”, disse Belchior.

“Isso significa uma parceria cada vez maior com o setor privado. Não só com os grandes players, mas também com players médios entrando. Sabemos da dificuldade que as últimas concessões tiveram com o número reduzido de participantes”, acrescentou a ex-ministra.

Belchior disse que o governo Lula retomará o papel do BNDES como um “banco de desenvolvimento” e que haverá uma política de investimento público em infraestrutura para dar “mais confiança para o privado investir”.

A ex-ministra afirmou que o grupo da transição está trabalhando na emenda orçamentária para distinguir na LOA de 2023 quais serão os recursos aplicados em transportes, em energia e na área de infraestrutura urbana, com a volta do Minha Casa, Minha Vida e com obras de saneamento básico.

Ela não detalhou qual seria a projeção de recursos ideal para tocar as obras que estarão sob o guarda-chuva do Ministério da Infraestrutura e do Ministério das Cidades. Disse, apenas, que o orçamento previsto com a aprovação da PEC da Transição “é substancialmente maior” em relação ao que as duas pastas teriam hoje.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?