Consulta pública sobre política do clima tem uma sugestão em 18 dias
Plano Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) recebeu apenas uma contribuição desde que foi aberta em 5 de novembro
atualizado
Compartilhar notícia
A consulta pública organizada pelo Ministério do Meio Ambiente para receber sugestões envolvendo o novo Plano Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) recebeu só uma contribuição desde que foi aberta em 5 de novembro. O documento receberá contribuições até 4 de dezembro.
O PNMC define entre outros que o Brasil deve atingir o desmatamento ilegal zero até 2030. O tema tem causado repetidas polêmicas durante a gestão de Jair Bolsonaro.
A última aconteceu durante a reunião da ONU para tentar mitigar os efeitos da crise climática, a COP-26, em Glasgow, na Escócia. Durante o evento, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, não informou os dados mais recentes de desmatamento.
Após o evento, o governo federal divulgou um documento mostrando uma alta recorde do desmatamento em 2021. O problema é que o texto estava datado do fim de outubro, antes portando da realização da COP26, que aconteceu no início de novembro.
A gestão ambiental de Bolsonaro criou atritos com a União Europeia. O acordo comercial com o bloco econômico ainda precisa ser ratificado pelos países europeus, que apontam os problemas ambientais como uma razão para não assinar o documento.
Para fazer uma sugestão na consulta pública, basta acessar o site criado para ela. Lá, além de poder fazer a sua própria sugestão, também é possível ler as que já foram feitas. Depois de encerrado o prazo, o governo federal analisará as contribuições e incorporará as que julgar pertinente. Posteriormente ele será remetido ao Congresso nacional