metropoles.com

Conselhos de direitos humanos repudiam estímulo a crimes políticos

Documento foi assinado por representantes do MPF, Defensoria Pública da União e Congresso; petista foi morto por bolsonarista no sábado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Enterro de Marcelo Arruda
1 de 1 Enterro de Marcelo Arruda - Foto: Reprodução

Representantes de quatro instituições federais voltadas para a proteção dos direitos humanos assinaram nesta terça-feira (12/7) uma carta em que repudiam crimes motivados por violência política e criticam autoridades que estimulam atentados políticos e outros atos de desobediência às regras eleitorais.

O documento foi assinado pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF), pela Defensoria Nacional de Direitos Humanos (DNDH/DPU) e pela presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM).

A divulgação da carta foi motivada pelo assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, ocorrido no sábado (9/7), durante sua festa de aniversário, em Foz do Iguaçu (PR). O crime foi cometido por um policial bolsonarista que reprovou o tema da comemoração, dedicado a Lula e ao PT.

Sem citar Jair Bolsonaro, as instituições disseram que “o ambiente hostil que se tem visto nesse período eleitoral não pode ser incentivado por condutas e discursos que propiciam o armamento da sociedade, estimulam a desobediência às regras eleitorais, levantam suspeitas sobre a segurança das urnas e buscam transformar adversários políticos em inimigos a serem eliminados”.

O documento disse ainda que o assassinato de Marcelo Arruda possui “fortes indícios de que se trata de crime de ódio e violência política”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?