metropoles.com

Conselho do Ministério da Justiça recomenda fim de cantinas em cadeias

O texto aprovado estabeleceu que os estados devem atuar para “não expandir” as cantinas e que “atuem” para o “encerramento das existentes”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SEAP-Cuiabá
cantina presidio
1 de 1 cantina presidio - Foto: SEAP-Cuiabá

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Ministério da Justiça, aprovou, nessa quarta-feira (26/3), uma recomendação de extinção de cantinas em unidades prisionais em todo o país. A medida passa a valer após a publicação no Diário Oficial, que deve acontecer até a próxima segunda-feira (1º/4).

O texto aprovado estabeleceu que os estados devem atuar para “não expandir” as cantinas já existentes e que “atuem” para o “encerramento das existentes”. Entre as justificativas para a recomendação, o Conselho cita que os estabelecimentos são, “historicamente” ocupados por organizações criminosas.

“As organizações criminosas, historicamente, ocuparam os espaços e ganharam força justamente a partir das falhas do Estado na garantia de estruturas mínimas de controle nos estabelecimentos prisionais”, disse a recomendação para a extinção das cantinas.

O documento também citou que as empresas privadas responsáveis pelas cantinas nos presídios têm atuação “extremamente problemática” e que os negócios “visam o lucro, independente do compromisso com a segurança do estabelecimento prisional”.

Na aprovação, dois conselheiros, Diego Mantovanelli, que foi relator da recomendação, e Alexander Barroso, destacaram que o passo é um avanço no combate a organizações criminosas, sejam elas no âmbito do colarinho branco ou não.

Dentro do Conselho, entretanto, é sabido que a medida pode ser alvo de questionamento das entidades e lideranças de direitos humanos e de apenados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?