metropoles.com

Conselheiro econômico de Lula quer Petrobras como empresa de energia

Para Guilherme Mello, saída para Petrobras é deixar de ser apenas extratora de petróleo e focar em energia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Petrobrás
WhatsApp Image 2022-03-15 at 22.45.33
1 de 1 WhatsApp Image 2022-03-15 at 22.45.33 - Foto: Petrobrás

A Petrobras deveria se tornar uma empresa de energia e não apenas de extração e venda de petróleo, defende Guilherme Mello, que lidera o grupo de economistas que assessora a campanha de Lula.

O economista conversou com a coluna nesta terça-feira (15/3), antes de participar de um debate promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) com representantes dos pré-candidatos ao Planalto. O único a não enviar ninguém foi Jair Bolsonaro.

“Uma empresa extratora de petróleo cru tem um futuro brilhante pela frente?”, questionou. O diagnóstico de Mello leva em conta os problemas no curto prazo, como a perda da capacidade de refino de combustível pela Petrobras, com outros de horizonte mais longo, a exemplo da questão ambiental e a redução da dependência de combustíveis fósseis.

“Quando se define que vai abrir mão do refino e apostar na livre concorrência em um dos setores mais oligopolizados do mundo, se enfraquece uma grande empresa brasileira”, analisou Mello.

Esse enfraquecimento, segundo essa tese, faz com que o Estado “abra mão de todos os mecanismos de coordenação do rumo do processo” e fique à mercê de choques externos, como o que ocorre agora com a mega-alta dos preços dos combustíveis. “Quando a maré vira, você tem pouca coisa para fazer”, completou Mello. O economista também propôs a criação de um novo projeto de investimento da Petrobras com estímulo à transição energética para energias limpas.

Guilherme Mello é professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e preside o núcleo de economia da Fundação Perseu Abramo, braço programático do PT. A partir do mês que vem, a entidade começará a enviar propostas ao plano de governo do petista. A coordenação da campanha dará a palavra final.

Guilherme Mello, que já comandou a campanha do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad à Presidência da República, em 2018

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?