Congresso deve rejeitar veto de Bolsonaro por ajuda a setor de eventos
Veto está na pauta da sessão do Congresso da próxima quinta-feira (17/3)
atualizado
Compartilhar notícia
O Congresso Nacional deve derrubar na próxima quinta-feira (17/3) os vetos de Jair Bolsonaro ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que prevê um socorro financeiro ao setor de eventos. Os parlamentares entraram em acordo sobre a votação, onde terão a palavra final sobre o assunto.
O Perse foi sancionado com vetos por Bolsonaro em maio do ano passado. Com isso, foram impactadas partes essenciais do programa, como a isenção por cinco anos do pagamento de diversos tributos para empresas do setor.
A área de eventos foi duramente atingida pela pandemia e tenta voltar a organizar atrações, em meio ao aumento da vacinação no país. Diante disso, diversos artistas vão se mobilizar nas redes sociais para pressionar parlamentares a derrubarem os vetos, publicando as hashtags #PERSE e #DerrubaVeto19.
Curiosamente, a base do governo Bolsonaro no Congresso também defende votar contra os vetos do presidente. No fim de janeiro, o senador Flávio Bolsonaro disse que “Bolsonaro foi obrigado a vetar dispositivos da lei para não incorrer em crime de responsabilidade fiscal, mas deu o comando para derrubar o veto”.