Confirmação da cassação de Dallagnol é certa na Câmara
Dallagnol, ex-coordenador da Operação Lava Jato, não tem força para brigar contra decisão
atualizado
Compartilhar notícia
A probabilidade do deputado Deltan Dallagnol conseguir reverter ou arrastar sua cassação com uma articulação na Câmara dos Deputados é praticamente nula, segundo integrantes da cúpula do Congresso Nacional.
O deputado tem até o fim do mês para apresentar sua defesa. Depois disso, a Corregedoria da Câmara vai preparar um parecer sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que será analisado pela Mesa Diretora da Câmara.
Em tese, Lira não tem prazo regimental para, depois disso, colocar em pauta a votação sobre a cassação. A palavra final é da Mesa Diretora.
Por se tratar de uma decisão do TSE, pessoas que estão a par do processo não veem margem para Dallagnol negociar que o processo se arraste até haver uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo.
Nas palavras de um deputado influente, o processo na Câmara será 100% protocolar. Tanto pela clareza da decisão do TSE e do que a lei prevê nesses casos, quanto pela total ausência de força de Dallangol entre quem compõe Mesa Diretora.