metropoles.com

É uma saga comprovar agressões contra mulheres, diz Luiza Brunet

Em entrevista à coluna nesta quarta-feira (8/3), Luiza Brunet contou como a violência de gênero entrou cedo em sua vida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Luiza Brunet
1 de 1 Luiza Brunet - Foto: Metrópoles

A atriz Luiza Brunet contou em entrevista à coluna nesta quarta-feira (8/3) como a violência de gênero, hoje sua grande causa, entrou em sua vida ainda na infância. Brunet também disse ter sofrido retaliações por ter denunciado agressões de seu ex-marido. A ativista encorajou a conscientização de homens e mulheres neste Dia Internacional da Mulher.

Brunet relatou que durante a infância foi abusada sexualmente, aos 12 anos, quando foi trabalhar em uma casa para ajudar sua família. Também disse que via o pai agredindo a mãe.

“O que eu vivi dos 6 aos 12 anos de idade muitas crianças ainda vivenciam hoje”, disse, completando: “Me tornou uma mulher mais forte e consciente da realidade que as mulheres vivem. Temos filhos que podem ser agressores e filhas que podem ser vítimas”.

Na vida adulta, Brunet denunciou ter sido agredida por seu então marido, o empresário Lírio Parisotto . A ativista relembrou o período difícil por ter de se esforçar para provar a violência que havia sofrido.

“Sofri várias retaliações. E ter que provar para sociedade o tempo inteiro que, de fato, a minha denúncia era verdadeira. Fazer essa saga que a mulher tem que fazer para provar: ir à delegacia, fazer denúncia, ir ao IML fazer corpo de delito, ser interrogada por um promotor de Justiça, ir ao tribunal e ouvir coisas a seu respeito que te desmoralizam, e vindas do homem que você amou… É muito triste”.

Atualmente, Luíza Brunet é embaixadora do programa Mãos EmPENHAdas Contra a Violência e integra o Conselho Superior Feminino da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O colegiado reúne mulheres para tratar dos temas de violência de gênero na iniciativa privada. “Enquanto não houver união entre as mulheres no Brasil, não vamos alavancar nessa luta”, disse.

Assista à íntegra da entrevista abaixo:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?