metropoles.com

Como será o desenho do novo Ministério da Gestão

Ministério da Gestão, criado a partir do Ministério da Economia, será chefiado pela economista Esther Dweck

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geraldo Magela/Agência Senado
Imagem colorida da economista Esther Dweck é cotada para Ministério do Planejamento de Lula concurso
1 de 1 Imagem colorida da economista Esther Dweck é cotada para Ministério do Planejamento de Lula concurso - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O Ministério da Gestão, nova pasta criada a partir do Ministério da Economia, terá sete secretarias e cuidará da reforma administrativa do governo Lula. Chefiado pela economista Esther Dweck, o ministério também será responsável pelos reajustes das carreiras federais.

A reforma administrativa será planejada na Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado. Jair Bolsonaro havia enviado ao Congresso uma proposta de reforma administrativa que tentava acabar com a estabilidade no serviço público. O projeto emperrou.

Todos os cargos de confiança do governo federal serão geridos pela Secretaria de Gestão e Inovação. O ministério também administrará os imóveis da União, por meio da Secretaria de Gestão do Patrimônio da União. A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais cuidará da representação do governo federal nos conselhos das estatais. No primeiro dia de governo, Lula mandou revogar processos de privatização de oito empresas estatais.

A Secretaria de Governo Digital, por seu turno, trabalhará na digitalização de processos do governo. O site Gov.br faz parte da força-tarefa. A negociação de reajustes com o serviço público federal acontecerá na Secretaria de Gestão de Pessoas.

Todos os outros ministérios que foram desmembrados da Economia (Indústria e Comércio, Fazenda e Planejamento) terão a parte administrativa gerida pela Secretaria de Gestão Corporativa.

A pasta de Esther Dweck cuidará ainda da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?