metropoles.com

Como será o curso de Djamila Ribeiro na NYU

A escritora Djamila Ribeiro assume uma cadeira na Universidade de Nova York (NYU) a partir de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
mulher
1 de 1 mulher - Foto: Divulgação

A escritora Djamila Ribeiro assume uma cadeira na Universidade de Nova York (NYU) a partir de setembro. Djamila fará parte, por seis meses, do corpo de docentes da Cátedra Andrés Bello em Culturas e Civilizações Latino-Americanas da NYU, um programa desenvolvido para promover o estudo e compreensão aprofundada da América Latina.

Autora de “Lugar de fala” e “Pequeno manual antirracista”, entre outros livros, Djamila batizou a disciplina de “Novos arcabouços civilizatórios através da ótica de Lélia Gonzalez”. O curso irá explorar o conceito de América sob a perspectiva da autora e ativista mineira Lélia Gonzalez.

O objetivo do curso será examinar políticas coloniais de traduções e os impactos na disseminação de trabalhos críticos, além de facilitar o diálogo entre diferentes vertentes do feminismo originados na América do Sul e na América do Norte. Djamila apresentará aos alunos textos de escritoras sulamericanas e caribenhas.

O curso também contará com aulas públicas, que terão entre os convidados o escritor e historiador Ibram X. Kendi, autor do best seller “How to be an antirracist” (Como ser um antirracista, em tradução livre), e a filósofa panamenha Linda Alcoff.

A ida de Djamila a Nova York coincide com o momento em que “Lugar de fala” será lançado no país. Com o título “Where we stand”, a obra já tem eventos marcados na tradicional livraria Politics and Prose, em Washington. D.C. e na Feira Literária do Brooklyn.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?