Como será o curso de Djamila Ribeiro na NYU
A escritora Djamila Ribeiro assume uma cadeira na Universidade de Nova York (NYU) a partir de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
A escritora Djamila Ribeiro assume uma cadeira na Universidade de Nova York (NYU) a partir de setembro. Djamila fará parte, por seis meses, do corpo de docentes da Cátedra Andrés Bello em Culturas e Civilizações Latino-Americanas da NYU, um programa desenvolvido para promover o estudo e compreensão aprofundada da América Latina.
Autora de “Lugar de fala” e “Pequeno manual antirracista”, entre outros livros, Djamila batizou a disciplina de “Novos arcabouços civilizatórios através da ótica de Lélia Gonzalez”. O curso irá explorar o conceito de América sob a perspectiva da autora e ativista mineira Lélia Gonzalez.
O objetivo do curso será examinar políticas coloniais de traduções e os impactos na disseminação de trabalhos críticos, além de facilitar o diálogo entre diferentes vertentes do feminismo originados na América do Sul e na América do Norte. Djamila apresentará aos alunos textos de escritoras sulamericanas e caribenhas.
O curso também contará com aulas públicas, que terão entre os convidados o escritor e historiador Ibram X. Kendi, autor do best seller “How to be an antirracist” (Como ser um antirracista, em tradução livre), e a filósofa panamenha Linda Alcoff.
A ida de Djamila a Nova York coincide com o momento em que “Lugar de fala” será lançado no país. Com o título “Where we stand”, a obra já tem eventos marcados na tradicional livraria Politics and Prose, em Washington. D.C. e na Feira Literária do Brooklyn.