Como Rebeca Andrade reagiu à reclamação de romena ao Tribunal Arbitral
Em prova que terminou com ouro de Rebeca, americana teve sua nota alterada pelos jurados quando romena já celebrava a medalha de bronze
atualizado
Compartilhar notícia
Integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro conversaram ontem com Rebeca Andrade após a ginasta romena Ana Barbosu reclamar da revisão da nota da americana Jordan Chiles, que teve sua nota alterada pelos jurados quando Barbosu já celebrava a medalha.
Autoridades romenas criticaram o que chamaram de tratamento “desonroso” com que duas de suas ginastas teriam sido tratadas na final do solo, na segunda-feira.
Rebeca Andrade conquistou o ouro, passando as americanas Simone Biles, prata, e Jordan Chiles, bronze.
Barbosu levaria o bronze, se a nota de Jordan Chiles não tivesse sido revisada, a pedido da americana. Barbosu levou 13.700 pontos e ficou na terceira colocação, atrás de Rebeca Andrade e Simone Biles.
Jordan Chiles recebeu 13.666 de nota, mas, depois da revisão, chegou a 13.766. Barbosu já comemorava quando viu a alteração, e ficou arrasada. Foi abraçada pela técnica e teve a solidariedade até do premiê romeno, que anunciou que não irá à cerimônia de encerramento.
Rebeca Andrade comentou com um integrante do COB ouvido pela coluna que também ficou sensibilizada pela situação da romena. Rebeca, porém, não opinou se achou a mudança da nota justa ou não.
A propósito: mesmo que a nova nota de Jordan Chiles seja revertida e Barbosu tenha o bronze, Rebeca não será afetada, conforme explicaram os repórteres João Vitor Reis e Raphael Costa, do Metrópoles.