Como o MBL foi parar na vice-liderança de Tarcísio de Freitas em SP
Guto Zacarias, deputado do MBL de primeiro mandato, foi escolhido por Tarcísio de Freitas para ser o vice-líder do governo na Alesp
atualizado
Compartilhar notícia
O núcleo político do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, elenca três motivos para ter convidado o deputado Guto Zacarias, do União Brasil, para a vice-liderança do governo na Assembleia de São Paulo (Alesp). Zacarias é ligado ao MBL e, no passado, fez críticas a Tarcísio e a Bolsonaro.
Politicamente, Tarcísio fez o convite para prestigiar o União Brasil e atrair a maior parte dos dez deputados estaduais da sigla para a base do governo. Além disso, o governador quis sinalizar à Alesp que as diferenças da campanha estão superadas e que o governo está disposto a dialogar com antigos adversários.
O convite a um deputado de posicionamento ideológico acentuado também reforça a identidade política que Tarcísio quer adotar. Apesar de ter se afastado do bolsonarismo e de cooperar institucionalmente com Lula, o governador pretende continuar sendo visto como uma liderança antipetista.
Zacarias e o líder do governo, Jorge Wilson (Republicanos), são vistos como deputados de menor expressão na Alesp. As escolhas de Tarcísio reforçam, portanto, o papel preponderante que o secretário de Governo, Gilberto Kassab, terá na articulação do governo.
Por motivos óbvios, a bancada bolsonarista se revoltou com as decisões de Tarcísio, mas nenhum deputado se manifestará sobre o assunto.