Como Flávio Dino escolheu a suplente que assumirá o mandato no Senado
Vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato ficará com o mandato no Senado enquanto Flávio Dino estiver no Ministério da Justiça
atualizado
Compartilhar notícia
Flávio Dino escolheu a sua suplente no Senado ciente de que poderia ser ministro em um governo Lula. Com a indicação para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Dino cederá o cargo a Ana Paula Lobato, vice-prefeita de Pinheiro, uma cidade maranhense de 83.000 habitantes, e casada com Othelino Neto, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.
A principal razão para a escolha de Ana Paula era desarticular uma aliança em torno do senador Weverton Rocha, que concorreu ao governo do Maranhão pelo PDT. Dino apoiou Carlos Brandão, do PSB, reeleito em primeiro turno.
Othelino, do PCdoB, estava disposto a fazer campanha para Weverton, mas decidiu ficar ao lado de Brandão para nomear o primeiro suplente de Dino.
A indicação de Ana Paula também serviu a outros dois propósitos: incluiu uma mulher na chapa majoritária de Dino e de Brandão e contemplou o interior do Maranhão com uma representante política.
Ana Paula está com 38 anos e será a senadora mais jovem da próxima legislatura. O mandato deve contar com forte influência de Othelino.
No Palácio dos Leões, comenta-se que Othelino será derrotado por Iracema Vale, do PSB, na tentativa de se reeleger para a presidência da Assembleia do Maranhão. Em troca, ele será enviado a Brasília como secretário-chefe da representação do governo maranhense no Distrito Federal.
Dino se elegeu senador com cerca de 2,1 milhões de votos.