metropoles.com

Como as eleições de SP, MG e RJ afetam Lula e Bolsonaro; análise

Incerteza sobre desempenho de candidatos aos governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro pode arriscar as campanhas presdenciais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Arte/Metrópoles
Bolsonaro e Lula
1 de 1 Bolsonaro e Lula - Foto: Yanka Romão/Arte/Metrópoles

As eleições para os governos estaduais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro trazem desafios interessantes para as estratégias de Lula e de Bolsonaro no primeiro e no segundo turno. Os dois têm candidatos nos três maiores colégios eleitorais do país, mas a incerteza sobre a performance desses nomes pode pôr em risco a campanha de ambos.

Lula tem nomes competitivos nos três pleitos: Fernando Haddad (PT), Alexandre Kalil (PSD) e Marcelo Freixo (PSB), ainda que Kalil esteja com dificuldade para crescer e tirar o favoritismo de Zema. O maior risco para o ex-presidente é exatamente se Zema vencer no primeiro turno, tirando dele seu palanque no estado.

Já Bolsonaro tem um candidato fraco em Minas Gerais, o senador Carlos Viana (PL), que não decola nas pesquisas. Um forte no Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que, no entanto, não se esforça para defender o presidente. E um que disputa o segundo lugar em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Se, em Minas e em São Paulo, seus nomes não avançarem na disputa, o presidente não terá um governador com quem fazer campanha no segundo turno.

Neste Diagnóstico, quadro de análises em vídeo da coluna, detalho os três cenários e os relaciono com as campanhas nacionais.

Assista ao vídeo:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?