metropoles.com

Como a Raízen fez de Campinas um laboratório para levar o OXXO a SP

A rede de mercados OXXO completa um ano no Brasil sob a operação do Grupo Nós, joint venture entre a produtora de etanol Raízen e a Femsa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Facebook
Fachada de um mercado da rede mexicana OXXO
1 de 1 Fachada de um mercado da rede mexicana OXXO - Foto: Divulgação/Facebook

A cidade de Campinas, no interior de São Paulo, foi um laboratório para a rede de mercados OXXO avaliar como deveria se estabelecer na capital paulista. O OXXO, de origem mexicana, é gerido no Brasil pelo Grupo Nós, uma joint venture entre a produtora de etanol Raízen, licenciada da marca Shell, e a multinacional Femsa Comercio.

A inauguração da primeira loja do OXXO em Campinas completa um ano neste mês. Segundo David Pestana, diretor de expansão do Grupo Nós, a cidade de 1,2 milhão de habitantes foi escolhida como ponto de partida por apresentar características de urbanização e de hábitos de consumo importantes para o segmento dos mercados de proximidade.

“Campinas tem áreas mais verticais e mais horizontais, nobres e populares, com grandes condomínios no entorno e bairros universitários. Isso permitiu que testássemos a proposta de valor do mercado de proximidade em diferentes condições”, afirmou Pestana.

Mercados de proximidade ganharam força no Brasil por conta da pandemia de Covid-19. Estimativas apontam que existem 20.000 unidades desse segmento no país. Hoje, o OXXO conta com 30 lojas em Campinas e outras 25 na cidade de São Paulo. Segundo Pestana, o faturamento neste primeiro ano de operação foi 30% acima do esperado.

Para 2022, Pestana afirma que testará “a proposta de valor em condições mais desafiadoras, como, por exemplo, em São Paulo, para então acelerar a expansão” em nível nacional. A empresa não diz qual é a projeção de inaugurações para o próximo ano.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?