metropoles.com

Como a PGR vê o pedido do PT para cassar o registro do PL de Bolsonaro

A PGR analisa o pedido do senador Humberto Costa para a abertura de investigações contra o PL por supostamente financiar o golpe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Valdemar Foto colorida do presidente do PL Valdemar Costa Neto - Metrópoles
1 de 1 Valdemar Foto colorida do presidente do PL Valdemar Costa Neto - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

A Procuradoria-Geral da República debruçou-se sobre o pedido do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, para a abertura de investigações contra o PL de Jair Bolsonaro, pelo suposto financiamento de “atividades ilegais e criminosas” para invalidar o resultado das eleições de 2022. Costa também sugeriu que a PGR apresentasse, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma ação para cassar o registro do PL.

Na análise preliminar, a PGR avaliou que de certa maneira a possibilidade de financiamento do PL a etapas do projeto golpista já está sob investigação, na medida em que estão sendo investigadas todas as origens de recursos para esse fim.

Mas somente com provas robustas — e recursos volumosos — haveria espaço para avançar numa medida tão drástica como a cassação de um partido. A tendência nesses casos é que a responsabilidade recaia sobre os dirigentes partidários e não sobre o partido.

Uma fonte na PGR faz um paralelo com a situação do Partido dos Trabalhadores quando houve diversas denúncias de corrupção contra quadros do partido. Ali, a visão do MPF foi a mesma: responsabilizar dirigentes, mas não a sigla.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?