metropoles.com

Comissão de Ética da Presidência defende liberdade de expressão de servidores

Após ameaça de secretário, Comissão de Ética da Presidência enviou uma mensagem defendendo a liberdade de expressão de servidores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
nabhan.garcia.reproducao
1 de 1 nabhan.garcia.reproducao - Foto: null

Após Nabhan Garcia, secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, ter ameaçado uma servidora que o questionou em uma audiência pública, o governo federal enviou uma mensagem a todas as suas autoridades defendendo a liberdade de expressão no serviço público. O comunicado foi encaminhado na semana passada pela Comissão de Ética da Presidência, a pedido do MPF.

Em fevereiro de 2020, o secretário da Agricultura foi questionado por Ivone Rigo, geógrafa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), durante uma audiência pública em Marabá (PA). A servidora perguntou sobre a paralisação da regularização fundiária e a falta de estrutura no órgão.

Disse Nabhan: “A senhora parece não conhecer de hierarquia. Como uma servidora simples, não dá para vir aqui questionar a instituição”, acrescentando que a funcionária deveria se colocar “em seu devido lugar”. O secretário também ordenou a abertura de um processo administrativo contra a servidora.

O episódio levou a uma recomendação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do MPF, naquele mês, e um desdobramento que só aconteceu agora, um ano e meio depois: que todas as autoridades do governo federal recebessem um texto em defesa da liberdade de expressão no serviço público.

A nota atacou o “efeito inibidor ou amedrontador na livre circulação de ideias na administração pública”, e afirmou que a hierarquia não pode causar sujeição, nem o “aniquilamento da liberdade de expressão”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?