metropoles.com

Comissão de Ética arquiva processo contra Guedes por fala sobre AI-5

Ministro da Economia disse em 2019 que não seria motivo de susto se alguém pedisse a volta do AI-5 no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metrópoles
Paulo Guedes, ministro da econômia durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do Planalto
1 de 1 Paulo Guedes, ministro da econômia durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do Planalto - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

A Comissão de Ética Pública arquivou o processo que pedia a punição do ministro Paulo Guedes por dizer em 2019 que não seria motivo de susto se alguém pedisse a volta do AI-5 no Brasil. O arquivamento foi feito por unanimidade na sessão de 25 de maio deste ano.

No voto que pediu o arquivamento, o conselheiro relator Antonio Carlos Nóbrega afirmou insuficiência de materialidade para enquadrar a declaração como um ilícito ético e disse que Guedes usou apenas um “exemplo hipotético para obstar movimentos sociais radicais que pudessem afrontar o regime democrático”.

O relator disse, no entanto, que o uso de um outro exemplo “poderia ter sido mais apropriado” e deixou a recomendação para “adoção de cautelas adicionais em pronunciamentos públicos”.

A decisão do conselho veio em resposta a duas representações protocoladas pelo senador Fabiano Contarato e pelo deputado Ivan Valente, que afirmaram que a fala de Guedes poderia ser entendida como manifestação indevida.

Disse Guedes em 25 de novembro de 2019: “Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente? Levando o povo para a rua para quebrar tudo. Isso é estúpido, é burro, não está à altura da nossa tradição democrática”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?