metropoles.com

Comando do Exército mantém punição de cadete negro da turma de G.Dias

Um ex-cadete negro da turma de Gonçalves Dias alega ter sido vítima de racismo e pede anulação a Lula de punição; Exército negou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Cadete-negro-Mauricio-Nascimento-desligado-da-AMAN-por-cola-q5mihcqybcoo8z5x0mxuq7j7ifoq1gkj44a7ctpyd2
1 de 1 Cadete-negro-Mauricio-Nascimento-desligado-da-AMAN-por-cola-q5mihcqybcoo8z5x0mxuq7j7ifoq1gkj44a7ctpyd2 - Foto: Reprodução

O Comando do Exército negou o pedido de anulação da punição de Maurício Nascimento, um ex-cadete negro da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) da turma do ex-chefe da Abin de Lula, o general Gonçalves Dias. Nascimento, como contou a coluna em abril, pediu a Lula e ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, a anulação de sua condenação em um processo administrativo disciplinar que foi alvo há 47 anos — segundo ele, injustamente.

O ex-cadete foi punido juntamente com outros nove cadetes. Um deles era o general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI. Nascimento alega que foi alvo de racismo, uma vez que G. Dias e outros cadetes brancos não sofreram pena de expulsão. Os cadetes foram acusados de colar em testes da Aman, o que Nascimento nega.

No documento enviado a Lula e a Almeida em abril, Nascimento disse que busca evitar a “eternização da injustiça”. O ex-cadete afirmou no pedido enviado a ao presidente e ao ministro que havia formalizado o pedido a Jair Bolsonaro, mas que o caso foi “acobertado” pelo ex-comandante do Exército Paulo Sergio Nogueira.

Em resposta ao requerimento enviado, em junho, ao presidente e ao ministro dos Direitos Humanos, o coronel Antônio Hervé Braga Júnior, subcomandante da Academia Militar das Agulhas Negras, informou que “o assunto em tela já se encontra esgotado na esfera administrativa” e disse que não havia “razão para reexame”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?