metropoles.com

Pressão de bolsonaristas segura indicação de Lula à Defensoria Pública

Oposição se organizou para tentar barrar indicado do governo Lula à Defensoria Pública da União (DPU)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Senado
Igor Roque, indicado à DPU
1 de 1 Igor Roque, indicado à DPU - Foto: Agência Senado

A pressão de senadores bolsonaristas e conservadores tem atrasado a aprovação do nome de Igor Roque, indicado pelo governo para defensor público-geral federal da Defensoria Pública da União (DPU).

A indicação foi encaminhada pelo governo Lula em 29 de maio e já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A DPU atende cidadãos que não têm condições financeiras para pagar um advogado em causas relacionadas à União, como pedidos de auxílio-doença, aposentadoria e outros benefícios previdenciários ou de assistência social.

Antes de colocar o tema para votação em plenário, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está esperando que o governo consiga articular para garantir o mínimo de 41 votos necessários, que hoje não tem.

A articulação contra a indicação de Roque vem principalmente de senadores bolsonaristas, como Eduardo Girão, do NOVO no Ceará, e Rogério Marinho, do PL no Rio Grande do Norte.

“A DPU está sem defensor geral desde janeiro, o que prejudica o desempenho das nossas atribuições”, disse Roque à coluna.

O líder do governo, Jaques Wagner, chegou a tentar uma alteração das regras do Senado para passar o nome sem maioria simples, mas a ideia foi mal recebida por esvaziar o poder de barganha de senadores.

Senadores de direita têm dito que Roque defende pautas como descriminalização das drogas e o aborto, o que ele nega. “Já disse a diversos senadores que não trabalho essas pautas, que sou contra o aborto, pessoalmente, e que isso não está no escopo da DPU.”

Roque atuou na defesa de Danilo Marques, um dos hackers presos na Operação Spoofing, sobre as mensagens da “Vaza Jato”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?