metropoles.com

Com boia e dinheiro falso, MST faz ato contra empresa de Guedes; vídeo

Grupo cantou e protestou contra offshore do ministro em paraíso fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
WhatsApp Image 2021-10-07 at 16.20.59 (1) (1)
1 de 1 WhatsApp Image 2021-10-07 at 16.20.59 (1) (1) - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um grupo de jovens do MST fez na tarde desta quinta-feira (7/10) um protesto contra Paulo Guedes na frente do Ministério da Economia, em Brasília. O ato foi motivado pela empresa offshore mantida por Guedes em um paraíso fiscal, revelada pelo Pandora Papers, colaboração jornalística da qual o Metrópoles faz parte.

O ato contou com uma encenação com música, e manifestantes usando boias e roupas de banho, que despejaram dinheiro falso na porta da pasta e cantaram: “Gritou o Paulo Guedes / falando baboseira / e a elite brasileira lucrando sem pudor / tira o dinheiro e bota no estrangeiro / e a fome vai causando muita dor / está tudo caro”. Uma das integrantes segurava uma placa que dizia: “Paraíso fiscal investe em mim”.

O grupo reclama que, enquanto o Brasil sofre com a inflação e com o aumento da fome, Guedes mantém uma empresa offshore nas Ilhas Britânicas Virgens, famoso paraíso fiscal. O MST também afirma que o governo não entregou o chamado crescimento em “V”, ou seja, rápida recuperação econômica.

“O Brasil tem hoje cerca de 20 milhões de pessoas que passam fome. São mais de 14 milhões de brasileiros e brasileiras sem emprego, enquanto o ministro da economia lucra milhões de dólares com investimentos em paraísos fiscais no exterior”, diz a integrante da coordenação nacional do MST pela juventude, Jailma Lopes.

Guedes pode ter lucrado pelo menos R$ 14 milhões com a valorização do dólar apenas durante o seu mandato à frente da pasta.

A existência da offshore foi revelada no domingo (3/10) pelo especial Pandora Papers. As investigações mostraram que Guedes pode ter lucrado R$ 14 milhões com a valorização do dólar apenas durante o seu mandato a frente da pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?