metropoles.com

Coalizão de Mulheres sai em defesa de advogada que tenta vaga no STJ

Entidade que defende os direitos das mulheres afirma que adversários apelam à misoginia para desabonar a advogada Daniela Teixeira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovana Bembom / Metrópoles
Daniela Teixeira concorre ao STJ pela OAB
1 de 1 Daniela Teixeira concorre ao STJ pela OAB - Foto: Giovana Bembom / Metrópoles

Uma carta divulgada pela Coalizão Nacional de Mulheres aponta que a advogada brasiliense Daniela Teixeira, que está na lista sêxtupla da OAB para a vaga do Superior Tribunal de Justiça (STJ) destinada a advogados, é alvo de misoginia por parte de seus adversários.

A entidade diz que aos homens é permitida a prática do lobby, enquanto mulheres incomodam ao se movimentarem por uma indicação como essa.

A carta foi divulgada após adversários de Daniela usarem adjetivos como “incômoda”, “agressiva” e “briguenta” para se referir à advogada, em reportagem publicada pelo jornalista Rafael Moraes Moura.

“Todo advogado (e toda advogada) que circula nos altos escalões de Brasília tem relações com integrantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Mas, no caso de Daniela, isso soa ofensivo ou, como dizem os seus detratores, ‘agressivo'”, afirma a carta da Coalizão.

“Deixamos aqui registrado nosso apoio à Daniela”, diz a entidade. “Aprendam a lidar com o fato de que, cada vez mais, ocuparemos lugares que até então poucas de nós conseguimos chegar. A paridade de gênero nos espaços de Poder é necessária para a real concretização de nossa democracia. Estamos lutando para que isso aconteça e, apesar do machismo, chegaremos lá.”

Daniela foi a candidata mais votada da lista sêxtupla da OAB para ocupar uma vaga no STJ. A escolha de quem ficará na lista tríplice que será submetida a Lula é dos ministros do tribunal. Hoje, o STJ conta com seis mulheres entre os 30 integrantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?