metropoles.com

CNJ quer grupo independente para fiscalizar polícia do RJ

Proposta que o CNJ enviou ao STF prevê a criação de um grupo independente para fiscalizar a atuação da polícia no Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tânia Rego/Agência Brasil
Novas viaturas da Polícia Militar do Rio
1 de 1 Novas viaturas da Polícia Militar do Rio - Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) propôs a criação de um grupo independente, formado por integrantes da sociedade civil, para fiscalizar a atuação da Polícia do Rio de Janeiro. A proposta foi enviada no dia 27 de março ao Supremo Tribunal Federal no âmbito da ADPF das favelas, que tem o objetivo de reduzir a letalidade policial no estado.

A Comissão Independente de Supervisão da Atividade Policial (CISAP), se implementada pelo governo fluminense, será independente das corregedorias das forças de segurança. Além de integrantes da sociedade civil, o grupo terá também a participação de órgãos públicos e será subordinada ao CNJ.

A intenção, segundo o relatório do Conselho Nacional de Justiça, é que a fiscalização não tenha interferência política ou corporativa em eventuais punições. O objetivo da comissão é atuar na supervisão de três frentes: antes, durante e depois das operações e abordagens policiais.

A principal função do órgão seria a produção de pareceres com evidências de excessos e crimes cometidos por policiais para serem encaminhados para a justiça criminal.

Nas próximas semanas, o ministro do STF Edson Fachin determinará como será a implementação pelo governo do Rio de Janeiro das medidas apresentadas pelo relatório do CNJ. O documento foi elaborado em diálogo com integrantes do Executivo e das forças de segurança do estado e da sociedade civil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?