metropoles.com

Conselho de Direitos Humanos não aconselha Copa América no Brasil

A vacinação de todas delegações foi um compromisso da CBF, mas evento tem início em 10 dias.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Jair Bolsonaro Conmebol CBF
1 de 1 Jair Bolsonaro Conmebol CBF - Foto: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

O Conselho Nacional de Direitos Humanos emitiu uma recomendação, nesta quarta-feira (2/05), para que a Copa América não seja no Brasil. Ao presidente Bolsonaro, o CNDH pediu: “que, no exercício das atribuições previstas ao cargo, não autorize a realização do evento esportivo enquanto não houver plenas condições de segurança sanitárias”.

O Brasil vacinou apenas 10,5% da população e ontem registrou 2.390 mortes por Covid-19.

A recomendação não se deteve apenas ao presidente da República. Governadores de estados que serviriam de sede para jogos, a CBF, a Conmebol e a OMS também foram citadas.

À Confederação Brasileira de Futebol, o Conselho recomendou que os critérios do governo para aceitação do evento fossem expostos, uma vez que outros países negaram sediar o campeonato. Além disso, indicou que a CBF deveria se responsabilizar pelos custos.

“Que dê conhecimento, de forma imediata e detalhada, dos procedimentos e protocolos de segurança sanitária e do plano de contingência caso haja contágio da doença em comitivas ou grupos de torcedores, inclusive com a previsão do conjunto de medidas quarentenárias, meios de execução dessas medidas e previsão de responsabilização pelos custos, por tratar-se de evento de caráter lucrativo”, escreveu o colegiado, ligado ao Ministério dos Direitos Humanos.

Segundo o CNDH, os argumentos expostos pelo governo federal para justificar a realização da Copa América são “infundados ou baseados em premissas falsas”, como a vacinação de todos os atletas e delegações. Não há tempo hábil para o procedimento ser realizado ou para que o efeito de imunização seja gerado.

A vacinação de todas delegações foi um compromisso da CBF, expresso em nota da Casa Civil da presidência da República. O evento tem início no dia 13 de junho, daqui a 10 dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?