Irmão de Castro contrata escritório que soltou traficante André do Rap
Escritório do advogado Eduardo Ubaldo, que conseguiu soltura de André do Rap, entrou na defesa Vinícius Sarciá, irmão de Cláudio Castro
atualizado
Compartilhar notícia
Em busca de derrubar no Supremo Tribunal Federal investigações que o miram no Superior Tribunal de Justiça, Vinícius Sarciá Rocha, irmão do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, contratou o advogado Eduardo Ubaldo Barbosa para defendê-lo.
Se é complicado o caso que envolve Sarciá e Castro no STJ, o escritório de Ubaldo, ex-assessor do gabinete do ex-ministro Marco Aurélio Mello no STF, tem no currículo uma proeza na Corte: a soltura de um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Em outubro de 2020, atendendo a um habeas corpus protocolado pela advogada Ana Luísa Gonçalves Rocha, então sócia de Eduardo Ubaldo, Marco Aurélio mandou soltar o traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap.
Na liminar que soltou o membro do PCC, o então ministro considerou alongado o prazo da prisão preventiva dele e determinou que deixasse a cadeia. A decisão foi derrubada pelo então presidente do Supremo, Luiz Fux, e depois pelo plenário da Corte, mas André do Rap já havia fugido.
Conforme revelou a coluna na semana passada, o pedido protocolado por Eduardo Ubaldo e outros dois advogados no STF pretende anular e trancar procedimentos investigativos contra Sarciá. O irmão de Cláudio Castro foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal, ordenada pelo STJ, em dezembro.
O governador do Rio, assim como seu irmão, também tem um habeas corpus em tramitação no Supremo para derrubar as investigações em curso no STJ. Neste caso, como mostrou a coluna, Cláudio Castro tem como um de seus advogados o ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha.
(Correção, às 23h45 de 31 de janeiro de 2024: a primeira versão deste texto informava que o governador Cláudio Castro havia contratado o escritório do advogado Eduardo Ubaldo Barbosa. O texto estava incorreto. Quem contratou o escritório de Ubaldo foi Vinícius Sarciá, irmão do governador)