metropoles.com

Cidades dependentes da mineração pressionam contra reforma tributária

Prefeitos de cidades que dependem da mineração se reúnem em Brasília para discutir perda de receitas com a reforma tributária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Mineração
1 de 1 Mineração - Foto: Divulgação

Prefeitos de municípios mineradores vão se reunir nesta quarta-feira (26/6), em Brasília, para debater os impactos da reforma tributária em suas receitas.

De acordo com a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), entidade que promove o evento, a proposta retira as duas principais fontes de renda das cidades, que são o ICMS e o ISS.

A sugestão da reforma é que o valor dos tributos referentes à mineração seja repartido entre as cidades brasileiras conforme o tamanho da sua população.

A principal reclamação dos municípios mineradores é que eles são pouco populosos e, em consequência, teriam direito a uma fatia pequena desses impostos.

A Amig também se queixa que vem tentando ser recebida por Lula desde o início do seu atual mandato para tratar sobre o tema, mas ainda não conseguiu se reunir com o presidente.

Entre os municípios que estarão representados na discussão em Brasília estão os mineiros Brumadinho, Itabira, Nova Lima, Congonhas, Mariana, Itabirito, Conceição do Mato Dentro e Paracatu. Do Pará, o debate vai incluir as duas cidades onde mais se extrai minério de ferro no país, Canaã dos Carajás e Paraupebas, além de municípios de Paraná, Maranhão e Goiás, entre outros.

 

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?