metropoles.com

Chico Bosco, Susan Neiman, a esquerda e o wokeísmo

Susan Neiman, autora de “A esquerda não é woke”, conversará sobre o tema com o ensaísta Francisco Bosco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação; Reprodução
A filósofa Susan Neiman, o ensaísta Francisco Bosco e o livro "A esquerda não é woke"
1 de 1 A filósofa Susan Neiman, o ensaísta Francisco Bosco e o livro "A esquerda não é woke" - Foto: Divulgação; Reprodução

Autora do livro “A esquerda não é woke”, em que trata da confusão entre ideais de esquerda e movimento identitário e sobre como o wokeísmo se desvia, mesmo que involuntariamente, para traços da direita, a filósofa americana Susan Neiman vai discutir o tema da obra em uma conversa com o ensaísta Francisco Bosco, no Rio de Janeiro, na próxima quinta-feira (28/3).

O “wokeísmo”, originado nos Estados Unidos, é o termo usado para se referir a uma cultura com predominância de discursos e retórica centrados em questões de identidade, raça e gênero.

Em entrevista publicada pela Folha de S. Paulo no sábado (23/3), sobre seu livro, Neiman defendeu que as pessoas estão “terrivelmente confusas sobre o que significa ser de esquerda”. Ela classificou o movimento “woke” como um “conceito completamente incoerente”, por depender de ideais de esquerda ao mesmo tempo em que os mina por “ideias filosóficas muito reacionárias”.

“A esquerda não é ‘woke’, e os ‘woke’ não são de esquerda. Os ‘woke’ pensam que são de esquerda, mas não são. A esquerda pode pensar que precisa ser ‘woke’, mas isso é um erro, pois envolve abandonar princípios cruciais que precisa manter”, disse Neiman.

Em artigo publicado também na Folha, Bosco analisou que o livro da filósofa, lançado no Brasil pela editora Âyiné, “cai como uma luva” no debate brasileiro por “desativar a vista grossa da esquerda para comportamentos identitários politicamente degradantes”.

O encontro de Susan Neiman e Francisco Bosco, em que eles conversarão em inglês, será na Livraria da Travessa do Leblon, às 19h.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?