metropoles.com

Chega a Moraes caso de bolsonarista que falou em cortar cabeça de Lula

Gilberto Sandri, empresário de Santa Catarina, gravou vídeo que o mostra empunhando facão com nome e desenho de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
O empresário bolsonarista Gilberto Sandri
O empresário bolsonarista Gilberto Sandri
1 de 1 O empresário bolsonarista Gilberto Sandri - Foto: O empresário bolsonarista Gilberto Sandri

Chegou às mãos de Alexandre de Moraes nesta semana o caso de um empresário bolsonarista de Santa Catarina que gravou um vídeo de si próprio empunhando um facão e dizendo que a peça, inscrita com o nome de Jair Bolsonaro e uma imagem do ex-presidente, destinava-se a “cortar a cabeça do Lula”.

Depois que o repórter Vinicius Segalla divulgou o vídeo, em novembro de 2022, Gilberto Sandri foi alvo de uma queixa ao Ministério Público catarinense, que a Justiça estadual remeteu à Justiça Federal em Santa Catarina. A notícia de fato contra o empresário ao MP foi apresentada por uma pessoa que recebeu o vídeo por meio do WhatsApp.

O Ministério Público Federal em Santa Catarina apontou que o caso de Sandri pode envolver delitos de ameaça e crime contra o Estado Democrático de Direito e lembrou que no STF tramitam inquéritos para investigar a atuação de milícia digitais bolsonaristas e as responsabilidades quanto ao 8 de Janeiro. Para o crime de ameaça ser processado, deve haver representação da pessoa alvo do delito.

Assim, a Procuradoria pediu que os autos fossem encaminhados ao STF, no que foi atendida pela Justiça Federal em dezembro. O processo foi autuado no Supremo nesta quinta-feira (18/1) e remetido ao gabinete de Moraes, relator das investigações.

Quando o vídeo de Sandri passou a circular na internet, o atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha, replicou o conteúdo em sua conta no X (antigo Twitter), o classificou como “chocante” e escreveu que era preciso “derrotar o lado mais sujo do bolsonarismo que invadiu a mente de uma parte de nossa população”.

Depois da repercussão do vídeo, o empresário bolsonarista se disse arrependido. Em novo vídeo divulgado à época, Gilberto Sandri negou ter intenção de ferir alguém e classificou suas declarações contra Lula com o facão em punho como “brincadeira de mau gosto”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?