Chefe da Ancine recebeu gigantes como Globo e Netflix fora da agenda
Presidente da Ancine, Alex Braga recebeu pelo menos 28 pessoas em cinco meses fora da agenda oficial, o que contraria a lei
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, recebeu pelo menos 28 pessoas em cinco meses fora da agenda oficial. A lista inclui gigantes do mercado audiovisual, como Netflix, Globo Filmes e uma associação que tem a Cinemark como associada.
Os dados, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, vão de outubro de 2022 a fevereiro de 2023. Nenhuma dessas reuniões foi registrada no portal mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), o que contraria a lei.
Em 11 de outubro do ano passado, Braga recebeu quatro dirigentes da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex). A entidade representa a maior parte da bilheteria nacional e tem entre as associadas Cinemark, UCI Cinemas e Cinépolis. A agenda de Braga, contudo, ficou vazia nesse dia.
O mesmo aconteceu em 19 de dezembro. A agenda não registrou nenhum compromisso, mas Braga recebeu em seu gabinete duas representantes da Netflix. Em 8 de fevereiro deste ano, dois dirigentes da Globo Filmes também se reuniram com Braga, cuja agenda estava sem compromissos.
Alex Braga comanda a Ancine desde 2021, quando foi indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro. Seu mandato vai até 2026.
A coluna questionou a Ancine e Alex Braga, que não responderam. O espaço está aberto a manifestações.