Chanceler entra na mira da Câmara por Hamas e empréstimo à Argentina
Convocação de Mauro Vieira, o chanceler do governo Lula, será analisada por Comissão de Relações Exteriores na próxima quarta-feira (18/10)
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara analisará, na próxima quarta-feira (11/10), um pedido da oposição para convocar o chanceler Mauro Vieira. O presidente do colegiado, Paulo Alexandre Barbosa, do PSDB de São Paulo, confirmou que pautará o requerimento para votação.
O pedido de convocação foi apresentado no último dia 6. Inicialmente, o requerimento cobrava explicações de Vieira sobre a atuação do Brasil para aprovar um empréstimo à Argentina no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
A oposição, no entanto, usará a provável ida de Vieira à Câmara para explorar a postura dúbia do governo Lula em relação ao Hamas. O Itamaraty condenou os ataques contra civis em Israel, mas Lula só citou o grupo terrorista nominalmente em postagem feita nesta manhã. Nela, o presidente pediu a libertação de crianças mantidas reféns.
Há a possibilidade de o pedido de convocação ser transformado em convite, o que desobrigaria Vieira a participar da audiência com os deputados.