metropoles.com

CGU arquiva ação da EBC contra funcionária que denunciou assédio moral

CGU encerrou acusação da EBC contra funcionária que denunciou assédio moral; no governo Lula, funcionária presidiu EBC no último mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/EBC
Seguro Empresa Brasil de Comunicações (EBC)
1 de 1 Seguro Empresa Brasil de Comunicações (EBC) - Foto: Marcelo Camargo/EBC

A Controladoria-Geral da União (CGU) arquivou no mês passado um processo administrativo aberto pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no governo Bolsonaro contra a funcionária Kariane Costa, que denunciou assédio moral na estatal. Na gestão Lula, Costa presidiu a EBC interinamente por um mês, até o último dia 14.

A decisão foi assinada no último dia 30 pelo corregedor-geral da União, Ricardo Wagner de Araújo. Como mostrou a coluna, em agosto do ano passado a Comissão de Sindicância da EBC do governo Bolsonaro recomendou a demissão da servidora Kariane Costa. A funcionária foi acusada pela estatal de cometer os crimes de injúria e difamação, cujas penas chegam a até um ano e meio de prisão.

Costa afirmou à Ouvidoria da estatal que gestores da diretoria de Jornalismo estariam praticando assédio moral contra subordinados. Os chefes teriam se referido a empregados como “quadrilha” e “terroristas”, além de planejar transferir funcionários arbitrariamente. A jornalista é concursada na EBC há 10 anos.

Em novembro, a CGU decidiu assumir o processo da EBC. Depois de dois meses de apuração, arquivou o caso. De 13 de janeiro a 14 de fevereiro, Costa presidiu a estatal interinamente, nomeada pelo governo Lula. Agora, a funcionária trabalha com o novo presidente da estatal, Hélio Doyle.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?