metropoles.com

Celso Amorim não quer Venezuela nos Brics

Venezuela só integrará Brics com aval do Brasil; Celso Amorim não quer entrada do país governado pelo ditador Nicolás Maduro

atualizado

Compartilhar notícia

UFBA/Divulgação
Celso Amorim
1 de 1 Celso Amorim - Foto: UFBA/Divulgação

Celso Amorim não quer que a Venezuela entre nos Brics, o grupo de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes, Etiópia e Egito.

Celso tem dito a interlocutores que a Venezuela “complexificaria de maneira negativa” a atuação dos Brics.

Nicolás Maduro tem jogado com a perspectiva de integrar os Brics como uma forma de se contrapor à pressão dos Estados Unidos. O ditador ameaçou recentemente entregar os blocos operados pelos Estados Unidos ou outros países do Norte global a seus aliados nos Brics — numa referência a China e Rússia.

Disse o ditador ao canal estatal TVV: “Se essas pessoas no norte e os seus parceiros no mundo cometerem o erro das suas vidas, então esses blocos de petróleo e de gás que já foram assinados irão para os nossos aliados dos Brics”.

Na presidência interina dos Brics, o presidente russo, Vladimir Putin, convidou Maduro para o próximo encontro do bloco, em Kazan, a 800 quilômetros de Moscou, de 23 a 24 de outubro de 2024. O convite foi percebido como uma forma de demonstrar apoio a Maduro num momento de isolamento do ditador. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, órgão responsável pelas eleições e controlado por Maduro, ainda não divulgou as atas de votação, que permitiriam comprovar se de fato o ditador foi reeleito, conforme o CNE anunciou.

A entrada nos Brics precisa ser consensual. Ou seja: se o Brasil não topar, Nicolás Maduro não se sentará de maneira permanente à mesma mesa dos demais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?