metropoles.com

Caso Nenê: STJD admite falha, mas responsabiliza o Juventude

Nenê, jogador do Juventude, não enfrentou o Palmeiras por conta de “pendência no STJD” em sistema da CBF; clube desconhecia qualquer punição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ruano Carneiro/Getty Images
Foto colorida de Nenê, do Juventude - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Nenê, do Juventude - Metrópoles - Foto: Ruano Carneiro/Getty Images

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) emitirá nas próximas horas uma nota dando a sua versão sobre o que aconteceu com o jogador Nenê, do Juventude. O atleta não enfrentou o Palmeiras, no domingo (20/10), pelo Campeonato Brasileiro, por precaução do clube, já que no sistema da CBF foi informado que ele tinha uma “pendência no STJD” que a agremiação desconhecia.

Segundo o STJD, não há quaisquer punições ao jogador que estejam pendentes. O tribunal irá esclarecer que houve uma inserção de informação incorreta no sistema no dia 8 de outubro, às 12h14.

Porém, ainda de acordo com o STJD, essa informação fica disponível aos clubes em qualquer momento — desde quando as tabelas detalhadas são publicadas pela CBF — e que eles podem solicitar um Informativo de Penalidade Pendente (IPP) ao tribunal.

O STJD afirmará que o jurídico do Juventude só procurou a secretaria do Tribunal, por Whatsapp, às 11h40 do dia do jogo para ter acesso ao IPP. E foi informado de que as consultas acontecem apenas em horário comercial porque o acesso ao sistema é presencial. Por isso, as informações foram repassadas na segunda-feira (21/10).

Por fim, o STJD trará a orientação do artigo 62 do Regulamento Geral de Competições da CBF, que diz que “é responsabilidade única e exclusiva de cada clube disputante da competição o controle e cumprimento de penalidades decorrentes da aplicação de cartões amarelos e/ou vermelhos, bem como de sanções aplicadas pela Justiça Desportiva, Justiça Desportiva Antidopagem, CNRD e demais órgãos competentes”.

A nota será concluída com a informação de que “eventual e indesejável inconsistência ou lapso constante do sistema informativo de penalidades” não afasta a “obrigação exclusiva dos clubes na certificação da devida condição de jogo de seus atletas”.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?