metropoles.com

Caso Mariana: deputados britânicos cobram punição à BHP

Parlamentares britânicos falaram sobre danos socioambientais causados pelo rompimento da barragem em Mariana (MG)

atualizado

Compartilhar notícia

Rogério Alves/TV Senado
Desastre em Mariana (MG) causado pelo rompimento de uma barragem da empresa Samarco
1 de 1 Desastre em Mariana (MG) causado pelo rompimento de uma barragem da empresa Samarco - Foto: Rogério Alves/TV Senado

Parlamentares da Inglaterra promoveram, na quinta-feira (22/6), um debate sobre o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana. A discussão ocorreu na Casa dos Comuns no Palácio de Westminster, em Londres, e foi proposto pelo deputado Jim Shannon.

Na ocasião, os parlamentares citaram os danos ecológicos e socioambientais causados pelo desastre — que perduram até hoje, quase oito anos após do acidente — e falaram sobre a responsabilidade de empresas britânicas que operam em outros países, como a BHP Billiton.

“As pessoas no Brasil acreditam que este desastre poderia e deveria ser evitado. Companhias que executam grandes operações ao redor do mundo não podem se esconder atrás de suas subsidiárias quando algo dá errado. O Reino Unido tem um importante e deve apresentar formas de responsabilização mais fortes para empresas britânicas”, comentou o membro do Parlamento Tan Dhesi.

O deputado também pediu justiça e citou as inúmeras tentativas de reparação dos atingidos que não deram certo.

Agora, o desastre está sujeito a ações legais nos tribunais do Reino Unido, em um processo com mais de 700 mil vítimas e indenizações que chegam a R$ 230 bilhões. O julgamento na Inglaterra está marcada para outubro de 2024.

“Pelo bem de Bento Rodrigues e pelo Rio Doce, que foi severamente poluído, e pelos 39 municípios que sentiram essa catástrofe ambiental nas portas das suas casas, essa injustiça precisa ser corrigida”, cobrou o deputado Fabian Hamilton.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?